Autor: em 07/10/2017
Tags:
Categorias: Colunas

Senso Incomum/Flavio Morgenstern: O que raios é socialismo fabiano?

 O POLITZ sempre tentando selecionar o melhor conteúdo para vocês leitores, dessa vez trás mais um fantástico texto do famoso autor Flavio Morgenstern, onde explica melhor o que raios é o tal do socialismo fabiano.

Data venia, publicamos um pequeno trecho inicial. Por favor, visitem o link original para ler o artigo completo.


Com o destaque dado a João Doria, o termo “socialismo fabiano” começou a ser usado nas redes sociais. Mas o que é o fabianismo na vida real?

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
– Sun Tzu

Um novo termo tem sido repetido ad nauseam nas discussões políticas na internet: socialismo fabiano. A incidência do vocábulo cresceu na medida em que o prefeito de São Paulo, João Doria, ganhou notoriedade entre uma parcela da direita por seus ataques ao PT. Outra facção, por ser o prefeito um filiado ao PSDB, alavancou o uso da expressão considerando que Doria é, na verdade, um “socialista fabiano”.

Poder-se-ia perguntar aos usuários do bordão uma série de questões: o que é o socialismo fabiano? Quem são os grandes socialistas fabianos? Em que país surgiu? Rússia? França? Alemanha? Onde ele já foi aplicado? Quais as instituições que o promovem? Quais são seus princípios? Os principais livros? Qual a diferença para outras formas de socialismo? Como é a economia fabiana? À base do Gulag, como na União Soviética? E a liberdade de imprensa? Há expurgos, paredón, genocídio?