Publicado em 17/04/19.

Após o sucesso do nosso teste de publicação com pequenas curtas sobre os fatos mais relevantes atualmente, decidimos repetir a dose. Apresentamos o #DropsPOLITZ de hoje, para você que está mais perdido que cego e surdo no meio de um tiroteio.

Para quem não sabe, o #DropsPOLITZ é um estilo único onde elencamos os principais fatos e acontecimentos do dia em uma única postagem, e indicando, obviamente, as reportagens originais nas Fontes Primárias das Informações. E em caso de postagens em redes sociais, se forem objeto das nossas matérias, indicaremos sempre também a origem e o seu arquivo.

Só no POLITZ mesmo. E vocês ainda assinando outras mídias e não contribuindo com pequenas doações.

Fachin pede informações de Moraes sobre a censura contra Crusoé/Antagonista

Segundo a informação da reportagem da fonte (elencada logo abaixo), o Ministro do STF, Edson Fachin, pediu novamente ao Ministro Alexandre de Moraes para que ele apresente informações sobre a censura imposta às revistas Crusoé e O Antagonista.

Esse novo pedido está dentro da ação impetrada por ambos.

O Antagonista publicou o trecho do despacho:

“Preliminarmente à análise do pedido, é indispensável que se colham informações prévias da autoridade reclamada. Assim, ouça-se o Ministro Relator do Inquérito n.º 4.781, remetendo-se cópia da petição inicial (eDOC 1). Com as informações, voltem-me conclusos. Publique-se.”

STF é ao mesmo tempo é ofendido e julgador

O criador do FGV Direito, Ary Oswaldo Mattos Filho, em entrevista para a jornalista Sonia Racy do Estadão afirmou categoricamente:

“O STF é, ao mesmo tempo, ofendido e julgador”

O POLITZ adiciona, é ofendido, investigador, inquisitor e julgador. Tudo ao mesmo tempo. É uma característica muito comum de regimes totalitários.

Mattos Filho também defendeu: “É insuportável para um regime democrático o STF exercer ambos os papéis”.

Toffoli e Moraes estão isolados

Segundo o jornalista Fausto Macedo para o Estadão, os Ministros do STF, Toffoli e Moraes estão isolados ao defender o inquérito das #fakenews.

Ele cita algumas instituições que estão contra esse absurdo que é totalmente incompatível com um estado democrático de direito.

Entre eles: Palácio do Planalto, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria-Geral da República, integrantes do Congresso Nacional e a cúpula dos militares(!).

Fora diversas outras instituições nacionais e internacionais de proteção ao jornalismo que também criticaram fortemente o posicionamento do Ministro.

O próprio colega deles, o Ministro Marco Aurélio Mello criticou tal inquérito e afirmou que era censura:

“Isso, pra mim, é inconcebível, é censura. Eu não vi nada demais no que foi publicado com base em uma delação. O homem público é, acima de tudo, um livro aberto. (A ordem) É um retrocesso em termos democráticos. Prevalece a liberdade de expressão”

Segundo o jornalista, pelo menos outros três Ministros do STF também fizeram criticas “reservadas”.

Os Militares da alta cúpula das Forças Armadas também estão incomodados

A reportagem anterior ainda cita que a reação dos Militares é de “perplexidade”. Dezenas deles, incluindo o ex-comandante e Gen. Eduardo Villas Bôas e o atual, Edson Pujol, enviaram mensagens para o Gen. Paulo Chagas, se solidarizando com o fato.

Paulo Chagas sofreu com um mandado de busca e apreensão dentro de sua própria residência, junto com outros seis cidadãos brasileiros.

Guzzo: “Toffoli e Moraes, mais a banda podre do STF, estão achando que são ditadores”

O famoso jornalista J.R. Guzzo soltou essa frase, abalando as estruturas do ego dos envolvidos.

Foi dada em seu próprio Twitter, como podem ver aqui:

Arquivo do Tweet

Estão achando que são ditadores… Épico. E ainda provocou:

“É bom lembrarem que não têm tanques, mísseis ou tropas – ou seja, valem bem menos do que pensam”

Que se cuidem, indeed.

Gielow: “Próximo teste será recurso para soltar Lula”

O colunista Igor Gielow para a Folha de São Paulo fez essa afirmação.

Diante desse inquérito do STF, que basicamente se transformou em uma ferramenta de censura, uma certa Câmara da Suprema Corte está preparando a soltura de Lula nos próximos dias.

Aí o caos vai reinar no país.

O cidadão brasileiro só poderá correr para um lado. E vocês sabem qual.

Você não acredita na sua Suprema Corte? Não, não acredito.

A coluna #DropsPOLITZ é assinada pelo nosso Editor-Chefe e Fundador, Pedro POLITZ.


Outra(s) Fonte(s) da(s) Informação(ões):

O Antagonista

Estadão I

Estadão II

Folha de São Paulo


Você gosta do nosso trabalho? Que tal contribuir conosco? Somos uma mídia independente que não recebe dinheiro de políticos.

Considere nos apoiar com qualquer valor clicando aqui.


Não esqueça de visitar o #FórumPOLITZ, a comunidade que mais cresce no Brasil!